Como já é do conhecimento público, decidi solicitar à Direcção da ACICB (entidade proprietária da ETEPA) a minha substituição enquanto Director Pedagógico da Escola.
Tal solicitação teve em conta várias variáveis, que resumo:
1. O meu compromisso contratual consistia em acompanhar a actual Direcção da ACICB até ao termo do seu mandato, que ocorre a meio de um ano escolar (Março de 2025) e ter como objectivo restruturar a Escola do ponto de vista organizacional e curricular; renovar equipamentos e instalações; impulsionar as relações com a comunidade; promover planos de comunicação externa; manter mecanismos de auscultação periódica de todos os intervenientes internos e dos stakeholders externos… proporcionando um melhor ambiente e condições de trabalho, de ensino e de aprendizagem, com impacto na imagem externa da Escola, enquanto instituição de ensino profissional de referência.
2. Apesar do inesperado Covid 19 que nos atingiu, e que nos obrigou a reinventar o ato educativo, creio ter cumprido todos os objectivos a que me propus e que foram reconhecidos pelas avaliações externas independentes da ANQEP, que nos atribuiu, por dois ciclos trienais seguidos, o Selo de Qualidade Europeu – EQAVET. Reconhecimento também constatado pelo Ranking do jornal Público, sobre as Escolas Profissionais do Distrito, que colocava a ETEPA em 1º lugar.
3. É meu entendimento que a Escola irá funcionar por ciclos trienais, correspondentes aos ciclos de avaliação/peritagem do EQAVET, pelo que faz todo o sentido que a nova Directora assuma funções desde o início do ano escolar e do início desse novo ciclo de avaliação.
Por tudo isso, defendi o princípio que substituições a meio do ano lectivo não fariam qualquer sentido e poderiam ser causadores de entropia institucional.
4. Nesse sentido, tive o cuidado de propor à Direção da ACICB uma nova Diretora, de entre a Equipa de Coordenação
Pedagógica e de Promoção da Qualidade, docente que me acompanhou nestes seis anos de mandato, e que tem um profundo conhecimento de todas as medidas tomadas para a melhoria contínua da qualidade organizacional da ETEPA, que detém larga experiência de Ensino Profissional, e relevante formação académica, por forma a não haver rupturas com o trabalho desenvolvido, que pudesse pôr em causa futuras avaliações e o bem-estar de todos os que aqui trabalham e aprendem.
5. A Direcção da ACICB aceitou os meus argumentos e a minha proposta de substituição, pelo que a Professora Patrícia Nunes, como já foi solicitado oficialmente à Dgeste e anunciado publicamente, iniciará as suas novas funções no início de Setembro, dado que nada aponta para que a tutela (que já foi contactada e informada informal e formalmente), levante qualquer problema.
Nesta página podem, ainda, ter acesso a um Relatório Sumário dos meus seis anos de mandato.
O Diretor Pedagógico
João Ruivo